Blog
ABRAPAM lança curso de Segurança Pessoal para Práticos de Navios
Os especialistas da ABRAPAM criam o primeiro curso específico de segurança pessoal para práticos, profissionais que fazem a economia do país girar através dos portos brasileiros.
Sobre a profissão:
Os Práticos são profissionais altamente qualificados que, por meio de um processo seletivo concorrido gerenciado pela Marinha do Brasil e grandes períodos de treinamento, atuam como especialistas em navegar, atracar e desatracar grandes navios nos portos nacionais, principalmente, em áreas muito restritas. Os Práticos também são responsáveis pela salvaguarda da vida humana no mar, por evitar poluição hídrica e pela segurança da navegação nos portos e canais brasileiros, colaborando para o desenvolvimento econômico do Brasil.
O QUE FAZ UM PRÁTICO?
A praticagem é uma atividade milenar que existe em todo o mundo desde os primórdios da navegação, no Brasil, por exemplo, já é regulamentada desde 1808.
No dia a dia, o profissional de praticagem trabalha em esquema de escala de rodízio único, com o objetivo de manter a disponibilidade na prestação ininterrupta do serviço a qualquer hora e durante todo o ano.
Quando uma embarcação está chegando ao porto, os Práticos embarcam em lanchas com características especiais e seguem até o ponto de embarque do Prático, a fim de subir no navio. A partir deste momento, o Prático sobe pelas escadas, acessa o convés do navio e apresenta-se ao seu Comandante de modo a assessorá-lo na condução eficiente e segura até o cais ou terminal determinado. É uma profissão importante para a economia do país. Quando o navio está saindo do porto, é o inverso e o Prático conduz o navio para águas mais profundas e seguras, a fim de que o navio siga para o próximo porto de escala.
O treinamento inédito foi desenvolvido a partir de solicitação de uma empresa de praticagem de Pernambuco, em função das diversas ocorrências de surtos individuais e agressões contra prestadores de serviço no Brasil e no mundo, principalmente, após o período de confinamento imposto pela pandemia de COVID-19.
O treinamento inédito para Práticos embarcados aborda táticas de defesa pessoal em navios, defesa contra possíveis ataques com facas, avaliação de cenários de risco, uso de acessórios para defesa pessoal, auto atendimento pré-hospitalar, entre outros conteúdos. O treinamento foi personalizado a partir de um contexto real vivenciado por um Prático a bordo de um navio estrangeiro, que presenciou um acirramento de ânimos entre um tripulante, portando uma faca de marinharia, com o seu Comandante.
Os instrutores da ABRAPAM que desenvolveram este curso inédito já ministraram outros treinamentos específicos para instrutores e alunos dos cursos de Operações Especiais da Marinha do Brasil, a Policia Federal e para Força Nacional de Segurança Pública, dentre outras instituições de segurança do país. Além disso, a ABRAPAM possui consolidada parceria de treinamentos típicos com instituições internacionais como militares Navy Seals Americanos e as forças de segurança de Israel.