Blog
ABRAPAM participa de reunião técnica de parceria com Subgrupamento de Operações Náuticas da GMRIO
A convite do Inspetor Luciano dos Santos (SUBDOC – Subdiretor de Ordenamento da Cidade) o Instrutor Chefe da ABRAPAM Erasmo Gomes visitou na manhã desta segunda-feira 21, o SGON (Subgrupamento de Operações Náuticas) da Guarda Municipal da cidade do Rio de Janeiro.
A visita visou estabelecer estudos para uma PPP (Parceria Pública Privada) com a unidade de operações náuticas da Guarda Municipal do município do Rio de Janeiro, onde a ABRAPAM poderá contribuir com criação de doutrinas e instruções táticas de patrulha marítima em áreas de competência e jurisdição do município.
De acordo com BIO n° 147 de 12 agosto 2020, as competências do SGON são:
1. Patrulhar, em operações especializadas, atividade náutica em todo território navegável de rios, lagos, lagoas, baias e marítimo da cidade do Rio de Janeiro, utilizando embarcações apropriadas à atividade;
2. Coibir:
I – O uso ilegal do espaço público, desobstruindo o logradouro público e impedindo sua obstrução;
II – O comércio de ambulante sem autorização, devendo seus agentes em caso de permanência, reter as mercadorias;
3.. Transportar, em operações especializadas, efetivos da GM-RIO em operações conjuntas, com outros órgãos ou instituições, bem como equipamentos de atividade náutica por todo território navegável de rios, lagos, lagoas, baías e marítimo da cidade do Rio de Janeiro, utilizando uniformes, equipamentos apropriados à atividade;
4.. Manter prontidão orgânica, capacitação técnica, habilitação e especialização do pessoal de atividade náutica, periodicamente aferidas e atualizadas, em alinhamento com as normas que regulem a atividade, especialmente as Normas da Autoridade Marítima da Marinha do Brasil, e com as regras de segurança da atividade e do pessoal envolvido:
5.. Elaborar relatórios técnicos e estatísticos das atividades desenvolvidas.
Na foto:
Da direita para esquerda:Valério (Gestor Operacional do SUBDOC), Sauches (Comandante do SGON), Adeilson (Operador do Grupamento de Operações Especiais – GOE), Luciano dos Santos (SUBDOC – Subdiretor de Ordenamento da Cidade), Erasmo Gomes (Instrutor Chefe da ABRAPAM).