Blog
ESTÁGIO MILITAR TREINA ESTUDANTES PARA AGIR EM SITUAÇÕES DE RISCO
- 15 de setembro de 2021
- Posted by: admin
- Category: Notícias
A 5ª Divisão de Exército em Curitiba, em parceria com o curso de Jornalismo da Uninter, promoveu o Estágio de Assuntos Militares no último sábado (28), no Forte do Pinheirinho, zona sul da capital paranaense. O evento consistiu em oferecer aos estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda conhecimentos sobre como encarar situações de risco, que são comuns à profissão. As atividades aconteceram no período da manhã e da tarde.
Quem conduziu as atividades foi o tenente-coronel André Kron, que é jornalista e doutorando em comunicação. Ele é da sessão de comunicação social do Exército e coordenador do estágio. “O estágio foi fundamental para a 5ª Divisão do Exército porque deu a possibilidade de nós mostrarmos um pouco as nossas atividades, as nossas missões. Para os estudantes tenho certeza que foi muito proveitoso para eles conhecerem um pouco do exército porque imagino que tem pouca divulgação”, avalia.
Os acadêmicos assistiram a uma palestra na qual aprenderam sobre as principais missões do Exército. Na sequência, foram realizadas atividades de campo. Entre elas, camuflagem, orientação com bússola, exposição de armamentos do Exército, demonstração de armas não-letais, incluindo a vivência a nuvem de gás lacrimogêneo. Além disso, os estudantes puderam preparar o almoço cedido pelo quartel aos militares, a chamada “ração operacional”.
“Esta atividade, resultado de uma parceria entre o curso de Jornalismo da Uninter e a 5ª DE, foi uma excelente oportunidade de aprendizado em vários sentidos para os futuros jornalistas. Tanto no que diz respeito ao papel do Exército, como no treinamento para encarar situações de risco”, pontua o coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, Guilherme Carvalho. “A ideia é realizar este tipo de estágio regulamente”, promete.
Para a acadêmica Debora Renauer, foi um momento de muito aprendizado. “Aprendi a me defender em meio a manifestações e confronto e como me proteger como jornalista, quando estiver no exercício da minha profissão”, diz. Além de estudantes de comunicação da Uninter, também participaram alunos de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC).