A heráldica refere-se simultaneamente a ciência e a arte de descrever os brasões de armas ou escudos. As origens da heráldica remontam aos tempos em que era imperativo distinguir os participantes das batalhas e dos torneios, assim como descrever os serviços por eles prestados e que eram pintados nos seus escudos.
Veja abaixo a heráldica ABRAPAM:
Na busca de um animal que representasse a velocidade de nossas técnicas, assim como, a arte de transmitir ao aluno, visualizamos no Falcão Peregrino muitas semelhanças e desta forma, este animal foi escolhido como aquele que mais se adequava ao Instrutor ABRAPAM.
O Falcão: mais do que o cão e o cavalo era o animal preferido dos cavaleiros do século XII. É uma ave nobre por excelência. Os bandidos estavam proibidos de possuí-la, seu preço era muito alto, oferecê-la era um privilégio dos príncipes.
A Velocidade: falcão-peregrino, uma ave de rapina capaz de atingir 320 km/h em um vôo. Em outras palavras, o animal mais rápido da terra. Velocidade, técnica e dinamismo são atributos dos instrutores ABRAPAM, que se destacam entre seus pares por estarem sempre antenados com as mais modernas técnicas e doutrinas, além de uma busca incessante por novas qualificações.
Falcoaria: é a milenar, nobre arte e ciência de se treinar aves de rapina e com elas capturar presas. Contudo, hoje a falcoaria não é apenas usada para caça “extrito sensu”, é usada para uma série de outras atividades como, reabilitação e manejo de rapinantes, educação ambiental, Controle de espécies problema, etc. Muitas vezes, atividades em que não há caça absolutamente, mesmo assim, há falcoaria. Assim como a Falcoaria a ABRAPAM tem a missão de transmitir conhecimentos aos Falcões (alunos).