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Peritos ABRAPAM criam novo método de gerenciamento de comportamento inconveniente para aviação civil.
Nos últimos anos, o número de casos de passageiros tomados por agressividade e indisciplina vem aumentando de forma alarmante em voos comerciais. Estudos atribuem esse aumento a diversos fatores, entre os quais a abstinência ao cigarro, ingestão de bebidas alcoólicas, o pequeno espaço das poltronas em voos longos, estresse, claustrofobia, medo de voar, uso de entorpecentes e/ou outras formas de perturbação mental.
O risco gerado pelo comportamento desses passageiros é uma ameaça ao ambiente de segurança que deve haver a bordo de aeronaves e, por isso, precisa ser estudado, compreendido, trabalhado, e as tripulações treinadas para gerenciar tais situações, de modo que a segurança de voo não seja afetada, ou se necessário, restabelecida. Para enfrentar o problema, Empresas aéreas em todo mundo vêm concentrando esforços no desenvolvimento de programas específicos de treinamento para tripulantes.
No Brasil companhias aéreas têm buscado alternativas e métodos que supram a necessidade operacional e tática. Algumas investiram em criar métodos baseadas em lutas marciais, o problema é que a aeronave não é um tatame, como isso os próprios comissários não acreditavam que conseguiriam aprender e aplicar imobilizações sofisticadas que lutadores levam anos para aperfeiçoar.
CURSO GERENCIAMENTO DE COMPORTAMENTO DE PASSAGEIRO INCONVENIENTE / ABRAPAM – METHOD, UNRULY PASSENGER RESTRAINT
Capacitação dos instrutores e comissários dessa Cia Aérea no Método ABRAPAM GCI que consiste em técnicas avançadas de gerenciamento de comportamentos indisciplinados de passageiros, visando soluções pacíficas de conflitos durante o voo. São técnicas de imobilizações especialmente desenvolvidas para que o aprendizado seja rápido e ofereça o mínimo de risco aos envolvidos em caso de insistência do comportamento indisciplinado.
Sabemos que um comportamento indisciplinado pode evolui para tentativas de agressões de outros passageiros, autoagressões, agressões aos tripulantes ou danos à aeronave e consequente risco a segurança do voo e até servirem de “cortina de fumaça” para uma ação terrorista, desta forma, as técnicas visam ensinar os membros da tripulação no uso correto da força, buscando preservar a dignidade física do cliente e diminuir os riscos de danos à integridade física dos tripulantes envolvidos na contenção.
Nosso treinamento é completo no qual abordamos: Abordagem inicial segura ao passageiro indisciplinado; Linguagem corporal avançada; Identificação de suspeito de atos pré-ameaça terrorista; Táticas de imobilizações; Desarmes de armas de fogo; Aulas básicas de armamento; Defesas de facas e perfuro cortantes; e Gerenciamento do medo.
Lembramos que nossa metodologia já foi testada e aprovada por todos os gerentes de base, colaboradores de terra além dos pilotos e chefes que realizaram os transportes das delegações e família olímpica.